Burnout
um fenômeno do nosso tempo?
Como reconhecer o Burnout
O quê é o Burnout?
Como pode ser prevenido?
Quais os fatores que levam a um Burnout?
O quê é o Burnout?
Burnout é um estado de exaustão emocional, mental e físico, causado por estresse prolongado e excessivo. Ele pode afetar qualquer pessoa, independentemente da profissão ou do estilo de vida. Os sintomas incluem fadiga, cinismo, irritabilidade e falta de motivação ou interesse no trabalho ou em outras atividades. Se não for tratado, o Burnout pode ter efeitos graves sobre a saúde física e mental.
Como o Burnout pode ser prevenido?
A prevenção do esgotamento requer uma abordagem holística que busque as causas fundamentais do estresse e da exaustão. Meu programa de prevenção do Burnout, oferece uma variedade de ferramentas e técnicas para ajudá-lo a gerenciar o estresse, melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e cultivar hábitos saudáveis. Meu programa inclui treinamento personalizado, estratégias de gerenciamento de estresse, práticas de atenção plena e dicas de autocuidado para ajudá-lo a priorizar seu bem-estar e evitar o esgotamento.
Ofereço aconselhamento individual, bem como workshops de prevenção especificamente adaptados às necessidades de executivos, gerentes de RH, funcionários ou pessoas particulares.
Alguns fatores que podem promover o Burnout são
Transtornos do desenvolvimento na primeira infância
Experiências traumáticas
Mentalidade de crescimento, globalização, Inveja e pensamento de status
Pais solteiros
No trabalho - falta de reconhecimento social
Expectativas de clientes ou superiores
Gerenciamento do tempo
Pressão para ter um bom desempenho
Relacionamentos esgotantes
Por que as empresas devem investir na prevenção do Burnout
A ausência de um funcionário com Burnout pode custar muito caro para uma empresa. Os custos exatos dependem de vários fatores, como a duração da ausência, o cargo do funcionário afetado e os custos de substituição da equipe ou de horas extras para outros funcionários. Um estudo realizado pela Associação Federal dos Convênios de Seguro de Saúde empresarial na Alemanha, constatou que o custo de cada caso de Burnout para uma empresa é de cerca de 40.000 Euros em média. Entretanto, os custos podem variar muito, dependendo do setor e do tamanho da empresa. Portanto, é importante tomar medidas preventivas para evitar o Burnout entre os funcionários.
Pesquisas mostram que o estresse não é exclusividade moderna, pois as pessoas enfrentavam desafios semelhantes no passado. Portanto, o Burnout não é um fenômeno exclusivo da era industrial. No entanto, nas últimas décadas, houve um aumento significativo no número de pessoas afetadas pelo Burnout, destacando-o como um problema contemporâneo.
De acordo com um estudo de 2019 do Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais na Alemanha, 14,8% das pessoas empregadas, disseram já ter sofrido de sintomas do Burnout. A prevalência de Burnout é particularmente alta em determinados grupos ocupacionais, como enfermeiros, médicos ou professores.